top of page

Países da CPLP
Faça negócios na sua própria língua!

O Instituto Jovem Exportador no mês de janeiro de 2022 criou a Rede de Jovens empresas dos Países de Língua Portuguesa. O Instituto será a principal ponte conexão e geração de novas oportunidades de negócios entre empreendedores, pequenos empresários e profissionais liberais que buscam alavancar seu negócio por meio do networking, ou do relacionamento profissional.

 

A rede contribuirá com o apoio, promoção dos pequenos negócios e do empreendedorismo nas estratégias de desenvolvimento econômico dos Estados-Membros da CPLP, bem como para a implementação da Agenda Estratégica para a Consolidação da Cooperação Econômica da CPLP (2022-2027).

 

Conheçam os países membros da CPLP:

Bandeira - Brasil

Brasil

A República Federativa do Brasil, cuja capital é Brasília, é o maior país da CPLP, tanto em área (8,358,140.0 Km²) quanto em relação à economia (USD 1.61 Tri, 2021). Um dos países fundadores da CPLP, o Brasil é um dos principais atores globais nos setores da mineração, agricultura e manufatura, e possui um forte setor de serviços em rápido crescimento. É um dos principais fornecedores mundiais de minerais, como minério de ferro, estanho, bauxita, manganês, ouro, quartzo, diamantes e outras pedras preciosas, e exporta grandes quantidades de aço, automóveis, eletrônicos e bens de consumo. O Brasil é maior mundial exportador de café, laranja e mandioca.

Portugal

Portugal é um país no sul da Europa, localizado na Península Ibérica, que faz fronteira com a Espanha. Sua localização às margens do Oceano Atlântico influenciou muitos aspectos da cultura do país: o bacalhau salgado e as sardinhas assadas são pratos típicos nacionais, as praias do Algarve são destinos muito procurados e boa parte da arquitetura do país data dos séculos XVI a XIX, quando Portugal era um poderoso império marítimo. Quanto às importações, os produtos portugueses mais comercializados para o Brasil são azeites e componentes de aeronaves.

Bandeira - Portugal
Bandeira - Angola

Angola

Angola é um país no sul da África, com um território que abrange praias tropicais do Atlântico, além de um sistema labiríntico de rios e desertos subsaarianos que se estende até a Namíbia. A história colonial do país se reflete em sua cozinha de influência portuguesa e em marcos históricos, como a Fortaleza de São Miguel, construída pelos portugueses em 1576 para defender a capital, Luanda. A Angola é rica em recursos naturais como o petróleo, que constitui o pilar da economia nacional.

Cabo Verde

Cabo Verde é uma nação localizada em um arquipélago vulcânico perto da costa noroeste da África. O país é conhecido por sua cultura crioula luso-africana, sua tradicional música morna e suas várias praias. A maior ilha do país, Santiago, abriga a atual capital, Praia. Em Santiago, também se encontra a antiga capital, Cidade Velha, com o Forte Real de São Filipe, que fica no topo de um penhasco.  As culturas mais importantes são o café, a banana, a cana-de-açúcar, os frutos tropicais, o milho, os feijões, a batata-doce e a mandioca.

Bandeira - Cabo Verde

Guiné-Bissau

Bandeira - Guiné-Bissau

Guiné-Bissau é um país tropical na costa atlântica ocidental de África, conhecido pelos parques nacionais e pela vida selvagem. O arquipélago dos Bijagós, arborizado e pouco povoado, é uma reserva da biosfera protegida. A ilha principal, Bubaque faz parte do Parque Nacional de Orango, um habitat de hipopótamos de água salgada. No continente, a capital, Bissau, é um porto com edifícios coloniais portugueses no centro da cidade antiga. Guiné-Bissau exporta petróleo, ouro, minério de cobre, troncos de árvore, óleo de palma, café, cacau, lagostim, cama.

Guiné Equatorial

A Guiné Equatorial é um país da África Central que inclui a região continental de Rio Muni e 5 ilhas vulcânicas ao largo da costa. A capital é Malabo, na ilha de Bioko, que tem uma arquitetura colonial espanhola e é o centro da indústria petrolífera próspera do país. A praia Arena Blanca atrai borboletas da época seca. A floresta tropical do Parque Nacional de Monte Alen, no continente, acolhe gorilas, chimpanzés e elefantes. O país tornou-se grande produtor e exportador de petróleo.

Bandeira - Guiné Equatorial
Bandeira - Moçambique

Moçambique

Moçambique é uma nação do sul da África cujo longo litoral no Oceano Índico é permeado de praias conhecidas, como Tofo, e de parques marinhos perto da costa. No arquipélago Quirimbas, uma faixa de 250 quilômetros de ilhas de corais, a ilha do Ibo, coberta por manguezais, tem ruínas da era colonial que sobreviveram desde o período do domínio português. O arquipélago de Bazaruto, mais ao sul, tem recifes que protegem espécies marinhas raras, como os dugongos. Moçambique abriga grandes reservas de petróleo, gás natural, carvão, ouro, bauxita e outros minérios.

São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe, um país insular africano perto da linha do equador, faz parte de uma cadeia vulcânica com rochas e formações de corais impressionantes, além de florestas tropicais e praias. Na maior das ilhas, São Tomé, está localizada a Lagoa Azul. O Parque Natural Ôbo, uma reserva na selva com grande biodiversidade, cobre grande parte de São Tomé e distingue-se pelo Pico Cão Grande, uma rocha vulcânica semelhante a um arranha-céu. As principais exportações de São Tomé e Príncipe são sementes de cacau (60% das exportações), petróleo (10% das exportações) e exportações de mobília, algodão e papel também são importantes .

Bandeira - São Tomé e Príncipe

Timor Leste

Bandeira - Timor Leste

O Timor-Leste, país no Sudeste Asiático que ocupa metade da ilha de Timor, é cercado por recifes de corais repletos de vida marinha. Monumentos na capital, Díli, contam as lutas do país pela independência de Portugal em 1975 e, posteriormente, da Indonésia em 2002. A famosa estátua do Cristo Rei de Díli, com 22 metros de altura, fica no topo de uma colina sobre a cidade, com vistas panorâmicas da baía ao redor.  Produtos exportados: impressão, fabricação de sabão, artesanato, têxtil, petróleo, café, sândalo, mármore.

bottom of page