top of page

IJEX mostra vantagens da internacionalização de empresas em evento de inovação tecnológica


Tecnologia e inovação contra grenwashing, como preparar sua startup para ser global, o hidrogênio como energia na África do Sul, descarbonização e mercado global pós-pandemia. Estes foram dos temas abordados na 2ª edição do Innova Summit, evento voltado para tecnologia e inovação, realizado de 21 a 23 de junho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Os debates destes tópicos ocorreram no espaço da Arena Internacional, uma grande novidade organizada pelo Instituto Jovem Exportador, IJEX. Lá também participaram diversas embaixadas que deram a oportunidade do público conhecer a cultura e a gastronomia de vários países.



Embaixadores na abertura do evento

Em um espaço exclusivo com capacidade para 200 pessoas, os visitantes puderam acompanhar painéis, debates e talk shows com a presença de representantes de diferentes nações sobre temas como Bioeconomia, Empreendedorismo Sustentável e Novas Tendências de Mercado. O embaixador de Guiné Bissau, M´Bála Alfredo Fernandes; a Conselheira da embaixada de Portugal, Isabel Pestana e a Diretora de CPLP Comunidade dos Países de Língua Portuguesa do Instituto Jovem Exportadores, Maria Pongue, foram alguns dos palestrantes convidados pelo IJEX.


Gosiame Khoele, vice-presidente da Sasol, empresa sul-africana de energia, falou sobre as estratégias da empresa para entregar um futuro descarbonizado. Já Cosmas Chiteme, diretor do departamento de ciência e tecnologia do governo da África do Sul, explicou como o país está trabalhando no uso do hidrogênio como fonte de energia. O acordo de livre comércio Brasil-Chile foi o tema abordado pelo secretário da embaixada chilena, Diego Araya.


Também participaram das mesas redondas o Diretor de Relações Institucionais e Governamentais do IJEX, Benhard Smid, que falou sobre “Como internacionalizar a minha startup- Passo a Passo”. Marcaram ainda presença no Innova Summit, parceiros do Instituto como o Presidente do Fórum de Internacionalização de Empresas,- FIE, Leonardo Tiroli, o Presidente da Câmara de Comércio Brasil-Portugal de SC, Jatyr Ranzolin e o Presidente da Câmara de Comércio Afro-brasileira, Rui Mucaje.


Sumith Dassanayake - Embaixador do Sri Lanka

Embaixadas - O espaço da Arena Internacional, criado pelo IJEX, foi rodeado por stands de embaixadas as quais além de cultura, mostraram o melhor da gastronomia mundial. Vietnã, Grécia, Espanha, Portugal, Índia e Sri Lanka e foram alguns que estiveram representados no evento.

Embaixadora Pham Thi Kim Hoa

Para Pham Thi Kim Hoa, embaixadora do Vietnã, a participação da sede diplomática no Innova Summit, a convite do instituto, “foi de extrema importância para que um grande público

conhecesse um pouco do nosso país e dos nossos pratos”.


Ronan Pires, Presidente do IJEX

“O Innova Summit foi uma grande oportunidade do Instituto Jovem Exportação de conhecer e debater os caminhos para a internacionalização de negócios focados em inovação, além de uma oportunidade única para networking”, disse Ronan Pires, Presidente do IJEX. A seu ver, o evento foi um “divisor de águas” por ampliar o debate de temas ligados ao instituto que, segundo ele, quer ser a maior rede de jovens empresas exportadoras do Brasil.

46 visualizações

Comments


bottom of page