top of page

Sobre

O Instituto Jovem Exportador é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que, através de um programa de inclusão e fomento do desenvolvimento sócio-econômico, atua na SENSIBILIZAÇÃO e ENGAJAMENTO de empresários e empreendedores brasileiros para o comércio exterior.

 

As ações tem foco nas micro, pequenas e médias empresas e visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros para acesso ao mercado internacional.

capa sobre.png

Nossa história

Após duas missões bem-sucedidas à China realizadas no ano de 2018 durante sua gestão como Presidente da Associação de Jovens Empresários do Distrito Federal-AJE/DF, Ronan Pires decidiu criar uma instituição sem fins lucrativos com o propósito de atuar em todo o território nacional e, principalmente, conectar as instituições no apoio a internacionalização e capacitação das empresas, o Instituto Jovem Exportador.

 

O Instituto foi fundado no dia 29 de outubro de 2019 com o objetivo de ser a principal plataforma de inclusão e acesso para jovens empresas e empreendedores a novos mercados. Mas para o Instituto, jovem não é só medido pelo tempo de atuação ou idade, mas pela atuação e conhecimento sobre as possibilidades da internacionalização e do mercado externo.

 

O objetivo do Instituto Jovem Exportador é contribuir para a difusão da cultura exportadora para empresas que desejam iniciar seus primeiros passos no acesso a novos mercados, principalmente com foco nas micro, pequenas e médias empresas e na conscientização do potencial empreendedor ao iniciar o planejamento estratégico com um posicionamento global.

 

No intuito de cumprir esse objetivo, o Instituto já desenvolveu diversas ações, como seu Programa Jovem Exportador, consistindo de uma trilha de capacitação gamificada de seis meses que culmina em uma missão internacional, tendo sido realizadas com foco nos mercados asiático (Changai em 2018), europeu (Lisboa em 2020) e dos países árabes (Dubai em 2021). Além do seu Programa, o Instituto promove capacitações na forma de workshops, seminários, mentorias e mais, tendo realizado ou correalizado diversas ações como o Innova Summit no Distrito Federal, a Feira Internacional de Negócios-FIN em Santa Catarina, e outras ações com a Câmara de Comércio Brasil-Portugal de SC, a representante do Alibaba no Brasil, IEST, secretarias de estados como Mato Grosso do Sul, Ceará, Piauí, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, entre outros, além de outras ações com especialistas parceiros.

bottom of page